Como escolher a cortina certa!

A cortina combina com os móveis da sua casa ou é apenas um detalhe à parte? Para nós, a cortina é um item essencial, além de trazer privacidade, proporciona elegância fazendo uma ligação com os móveis, as cores e os estilos.


Por isso, ao escolher sua cortina você tem que pensar no objetivo deste item. É para diminuir a claridade? Então, invista em produtos que tenham black-out. É para esbanjar sofisticação? Escolha cortinas que combinem com o seu estilo, seja ele romântico, clássico, eclético ou vanguardista, elas têm que combinar com o seu lar.


Em nosso site você encontra várias opções de cortinas em variados estilos. Conheça e encante-se! E, ao final deste post, deixe sua opinião sobre o tema. 


O que você precisa saber para escolher a cortina certa?


1. Tire as medidas do local


A primeira dica parece óbvia, mas não é. Muita gente escolhe a cortina no “olhômetro” e só vê que errou ao chegar em casa. Então, primeiro tire as medidas onde será colocada a cortina. Após isso, procure no site da Döhler as opções nas medidas desejadas.  


O ideal na instalação é deixar uma sobra nas laterais de cerca de 10 a 20 cm para garantir a cobertura total da luminosidade, ventos ou barulhos e manter a melhor estética. Para saber quanto de tecido sua cortina deve ter, multiplique as medidas por dois.

Confira as medidas adequadas para as cortinas:




Para saber como instalar, preparamos umas dicas em nosso Pinterest. Confira!


2. Invista em tons neutros


Tecidos com tons neutros combinam com quase tudo, desde móveis até paredes e decoração. Se você é uma pessoa reservada e quer um ambiente clean e discreto, invista nessa dica, que vai deixar o ar da sua casa até mais leve. Além disso, cortinas nas cores branco ou bege não conflitam com a decoração e você pode  redecorar o ambiente sempre que quiser ;)




Cortina Jacquard Messina.




Cortina Decora Licenciado Mickey e Minnie.


3. Menos luz? Prefira cortinas com black-out


Se você prefere menos claridade tanto para o seu home office como para assistir a um filme ou descansar após um longo dia de trabalho, escolha as cortinas 100% corta-luz da Döhler. São perfeitas e ainda com material resistente e eficiente.




Cortina Decora Estampado Digital Yasmim.


4. Cortinas longas deixam o ambiente mais sofisticado


Cortinas mais longas deixam o ambiente delicado e elegante. Prefira cortinas curtas apenas na cozinha e nos quartos das crianças, assim você evita acidentes. Calcule onde vai começar o comprimento da cortina. Caso a diferença entre a janela e o teto seja de até 30cm, explore todo o comprimento da parede. Para garantir beleza e alongamento, deixe uma sobra de até 4 cm na barra da cortina com o chão.



5. Escolha sua cortina após decorar o ambiente


A escolha da cortina tem muito a ver com o local. Por isso, escolha a peça pensando no ambiente: se é um quarto de adulto, para a sala ou para o quarto de criança. Definido o lugar e o objetivo, você pode pensar no modelo ideal de cortina.


Para finalizar sua decoração, complemente depois com móveis funcionais e acessórios que facilitem o dia a dia em casa. 



Cortina persiana, como fazer em casa?




Na Döhler você encontra tecidos especiais para fazer sua própria cortina personalizada em casa. O arquiteto Maurício Arruda fez uma cortina persiana romana bem fácil. O tutorial você confere logo abaixo, mas também pode acompanhar pelo perfil do Instagram do arquiteto nos destaques - para melhor visualização abra no celular pelo aplicativo.


Materiais


  • Tecido de linho Döhler 1,20 x 1,50 m

  • 3 m de velcro

  • Pinos 1 x 1 cm

  • Barra de madeira 

  • 9 argolas de aço

  • Barbante de algodão

  • Máquina de costura para acabamento

  • Grampeador para madeira


Dica: as medidas vão depender do tamanho da sua janela. A dica importante é que se a janela da sua casa for muito larga, o ideal é que você faça duas folhas de persianas, espelhadas, para melhor controle de luminosidade. Se for estreita, uma folha para a janela toda é suficiente.


Passo a passo


1. Faça o acabamento do tecido em uma máquina de costura. Após, divida o tecido no avesso em quatro partes de 30 a 40cm, deixando entre elas 1cm para as ripas.  

2. Insira as ripas e costure as argolas em cada barra das divisórias e a 5cm da borda.

3. Parafuse na parede a barra de madeira (medida da janela) com o velcro preso com grampos.

4. Ainda no avesso, passe o fio pelas argolas por toda a cortina. Passe o fio nas argolas apenas na lateral esquerda e deixe um lado do mesmo tamanho solto.

5. Anexe o tecido na parede.

6. Faça uma segunda cortina. Pronto!


Gostou das nossas dicas? Acompanhe as novidades no site da Döhler. É possível encontrar os nossos produtos bem pertinho da sua casa pesquisando em Döhler pertinho de mim. Ou compre sem sair de casa pelo site www.casadohler.com.br.




Avaliação: Responda de 1 a 5, o quão este conteúdo foi útil para você?

Find Döhler’s products

Do you love our products for bed, table and bath and would like to know where to purchase them?
Search and find out on the map where to find them in the shops closest to you.

Would you also like Döhler to be part of your life?
We have several representatives throughout Brazil. Contact one of them and sell our products in your store as well.

Deseja revender os nossos produtos?
Clique aqui, preencha o formulário e cadastre-se para se tornar um revendedor Dohler.