Com qual idade posso envolver as crianças nas atividades de casa?

Todo mundo adora receber uma forcinha nos afazeres de casa. E quem tem crianças pequenas na família pode começar a incluí-las nas tarefas do dia a dia desde cedo, pois ajudar os pais é fundamental para a formação dos filhos e para o desenvolvimento da sua autonomia e responsabilidade.

Segundo José Paulo Ferreira, pediatra e membro do Departamento de Desenvolvimento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, em entrevista para o Zero Hora, crianças que recebem tudo de mão beijada provavelmente terão problemas ao enfrentar as dificuldades da vida no futuro, tornando-se adultos mais frustrados ou irresponsáveis. Auxiliar os pais também cria um sentimento de pertencimento familiar e faz com que a criança desenvolva um senso de organização, já que uma tarefa como lavar os pratos, secá-los e guardá-los tem começo, meio e fim.

Mas com quantos anos posso incluir o meu filho na rotina? Bem, a partir dos 2 ou 3 anos as crianças já podem colaborar com coisas muito simples, como ajudar a guardar os brinquedos.

Também é importante que não haja uma separação de afazeres de acordo com o sexo e cuidar com os termos usados para designar as tarefas. Por exemplo: dizer para uma criança que ela está “ajudando” a mãe a lavar a louça cria a ideia de que isto seja um “trabalho de mulher”. O ideal é que os filhos possam ver os pais se revezando em todas as tarefas para não acharem que cada afazer pertence a um gênero específico. E claro, tudo isso deve ser feito com um adulto presente e respeitando a capacidade e a idade de cada criança, afinal, dividir tarefas é fundamental, mas respeitar o crescimento e os estudos será sempre a prioridade. 

Para incentivar os momentos de conexão e aprendizado através das tarefas do dia a dia, conheça a nossa linha de produtos para casa com temáticas superdivertidas e inspiradoras!




Encontre os produtos Döhler

Ama nossos produtos para cama, mesa e banho e quer saber onde comprar?
Faça uma busca e descubra no mapa onde encontrá-los nas lojas mais próximas de você.

Também quer que a Döhler faça parte da sua vida?
Temos diversos representantes em todo o Brasil. Entre em contato com um deles e venda os nossos produtos em sua loja também.