Faça você mesmo: deixe a sua casa mais cheirosa

Amamos uma casa perfumada, com aquele cheirinho de limpeza, e organizada. Tornando sua casa um lugar mais lindo e aconchegante, você também leva mais bem-estar para a sua vida. Às vezes não sabemos por onde começar, por isso vamos ajudar você com alguns truques para transformar seu lar em um lugar mais confortável, com essências naturais, velas aromatizantes, sprays e incensos. E ainda vamos ensinar duas receitas superfáceis de essências aromatizantes.


Pegue caderno e caneta e vamos às dicas!


1. Decorar a casa com rosas e flores



    Você já deve ter visto algumas decorações com rosas e flores. Mas, embora pareçam apenas decorativas, essas belezas da natureza podem deixar sua casa sempre perfumada. Deixe os vasos de flores em lugares mais próximos às janelas para que o ar circule através das plantas e pela casa, distribuindo o aroma natural.


    Aqui vai uma listinha de flores que você pode comprar e espalhar em cada cantinho do seu lar. A dica vale para banheiro, quartos e sala.


      Jasmim - você encontra essa flor em três cores: branco, amarelo e rosa. Ela tem um perfume exuberante e é uma flor fácil de ser encontrada. 

      Lavanda - essa flor está em vários produtos industrializados por ter uma ótima fragrância. Ela está presente em aromatizantes, produtos de beleza e limpeza. Ainda é bastante charmosa com a cor em tom de roxo, deixando sua casa bem colorida.

      Dama-da-noite - o nome entrega tudo. Essa flor perfuma sua casa durante a noite, quando desabrocha e exala um perfume intenso e maravilhoso. É uma flor que chega a até 4 metros de altura, então vale a dica de deixá-la em vasos grandes na varanda ou no quintal de casa.


      2. Uso de velas e sprays aromatizantes


        Fáceis de encontrar em qualquer supermercado ou em lojas de artigos de decoração, as velas e os sprays são utensílios que não podem faltar no seu lar.




        Para aqueles que amam fragrâncias suaves, vale a pena investir em velas. As velas podem ser encontradas em vários formatos e cores. Servem para decoração e também para aromatização de ambiente. Além de tudo, os aromas perfumados proporcionam sensações, como já falamos aqui no blog sobre os benefícios da aromaterapia.




        A aromaterapia também vale para os sprays, dos mais cítricos às fragrâncias doces. São fáceis de encontrar em supermercados e a baixo custo. Veja algumas essências e seus benefícios:


        Lavanda (alfazema) - ajuda na concentração, acalma e melhora o sono.

        Canela - é boa para a mente.

        Aromas cítricos - dão energia.

        Capim-limão - diminui a insônia, alivia o estresse e a ansiedade.

        Baunilha - melhora o astral, traz alegria.

        Jasmim - alivia a depressão.

        Hortelã - melhora a concentração.


        3. Perfumando com difusores e incensos


        Outra forma de deixar sua casa perfumada é com o uso de difusor aromatizador ou incensos. Os difusores podem ser em formato de palito ou elétricos, com uso de essências. Já os incensos são em forma de palitos e necessitam ser queimados para espalhar o perfume.



        Nos difusores elétricos você pinga algumas gotas de essência concentrada no difusor e em seguida liga o aparelho na tomada, e com formato de palito basta inserir os palitos na essência e posicionar em um lugar de circulação de ar.




        O incenso é um item bastante barato e fácil de encontrar. Os difusores variam de preço, dependendo do aroma e da sua automatização. 


        Para criar sua própria essência, vamos ensinar duas receitas. Confira abaixo!



        Receitas de essência para aromatizador


        1. Óleo de lavanda (essência)




        Você pode usar essa essência em sachês para perfumar o guarda-roupa ou para um difusor aromatizador. 


        Ingredientes


        Flores frescas de lavanda (quantas quiser)

        Óleo de amêndoas (preferencial) ou azeite de oliva

        30 g de hortelã

        50 ml de álcool etílico hidratado

        100 ml de água


          Modo de preparo


          Coloque todas as flores de lavanda em um recipiente e deixe secar ao sol durante algumas horas, em um lugar seco.


          Coloque o óleo de amêndoas em uma panela e utilize 3 xícaras de óleo para 1 de flores de lavanda. 


          Quando as flores de lavanda estiverem bem secas, esmague-as um pouco com um pilão, sem triturar muito para não perder a essência. 


          Aqueça o óleo de amêndoas em fogo baixo. Quando o óleo estiver morno, apague o fogo e acrescente as flores secas de lavanda e deixe a mistura descansar por 2 ou 3 horas.


          Depois, peneire o óleo. Coloque a essência preparada em um frasco com tampa e guarde-a em um lugar escuro, onde a luz não entre e estrague.


          Pronto!


          2. Essência de hortelã


          Ingredientes


          • 30 g de hortelã

          • 50 ml de álcool etílico hidratado

          • 100 ml de água


          Modo de preparo


          Corte as folhas de hortelã e coloque-as em um frasco, depois é só colocar a água e o álcool. Deixe o frasco repousando em local que pegue sol por duas semanas e, de vez em quando, mexa-o para misturar a essência.


          Após isso, estará pronta e basta armazenar o líquido em um frasco com válvula de spray. 


          Gostou das nossas dicas? Não deixe de conhecer a nossa nova coleção Minha Natureza, com estampas que vão deixar a sua casa ainda mais aconchegante. Encontre nossos produtos pertinho da sua casa aqui ou acesse nosso site e compre sem sair de casa.



          Avaliação: Responda de 1 a 5, o quão este conteúdo foi útil para você?

          Encontre os produtos Döhler

          Ama nossos produtos para cama, mesa e banho e quer saber onde comprar?
          Faça uma busca e descubra no mapa onde encontrá-los nas lojas mais próximas de você.

          Também quer que a Döhler faça parte da sua vida?
          Temos diversos representantes em todo o Brasil. Entre em contato com um deles e venda os nossos produtos em sua loja também.

          Deseja revender os nossos produtos?
          Clique aqui, preencha o formulário e cadastre-se para se tornar um revendedor Dohler.