Como escolher a cortina certa!

A cortina combina com os móveis da sua casa ou é apenas um detalhe à parte? Para nós, a cortina é um item essencial, além de trazer privacidade, proporciona elegância fazendo uma ligação com os móveis, as cores e os estilos.


Por isso, ao escolher sua cortina você tem que pensar no objetivo deste item. É para diminuir a claridade? Então, invista em produtos que tenham black-out. É para esbanjar sofisticação? Escolha cortinas que combinem com o seu estilo, seja ele romântico, clássico, eclético ou vanguardista, elas têm que combinar com o seu lar.


Em nosso site você encontra várias opções de cortinas em variados estilos. Conheça e encante-se! E, ao final deste post, deixe sua opinião sobre o tema. 


O que você precisa saber para escolher a cortina certa?


1. Tire as medidas do local


A primeira dica parece óbvia, mas não é. Muita gente escolhe a cortina no “olhômetro” e só vê que errou ao chegar em casa. Então, primeiro tire as medidas onde será colocada a cortina. Após isso, procure no site da Döhler as opções nas medidas desejadas.  


O ideal na instalação é deixar uma sobra nas laterais de cerca de 10 a 20 cm para garantir a cobertura total da luminosidade, ventos ou barulhos e manter a melhor estética. Para saber quanto de tecido sua cortina deve ter, multiplique as medidas por dois.

Confira as medidas adequadas para as cortinas:




Para saber como instalar, preparamos umas dicas em nosso Pinterest. Confira!


2. Invista em tons neutros


Tecidos com tons neutros combinam com quase tudo, desde móveis até paredes e decoração. Se você é uma pessoa reservada e quer um ambiente clean e discreto, invista nessa dica, que vai deixar o ar da sua casa até mais leve. Além disso, cortinas nas cores branco ou bege não conflitam com a decoração e você pode  redecorar o ambiente sempre que quiser ;)




Cortina Jacquard Messina.




Cortina Decora Licenciado Mickey e Minnie.


3. Menos luz? Prefira cortinas com black-out


Se você prefere menos claridade tanto para o seu home office como para assistir a um filme ou descansar após um longo dia de trabalho, escolha as cortinas 100% corta-luz da Döhler. São perfeitas e ainda com material resistente e eficiente.




Cortina Decora Estampado Digital Yasmim.


4. Cortinas longas deixam o ambiente mais sofisticado


Cortinas mais longas deixam o ambiente delicado e elegante. Prefira cortinas curtas apenas na cozinha e nos quartos das crianças, assim você evita acidentes. Calcule onde vai começar o comprimento da cortina. Caso a diferença entre a janela e o teto seja de até 30cm, explore todo o comprimento da parede. Para garantir beleza e alongamento, deixe uma sobra de até 4 cm na barra da cortina com o chão.



5. Escolha sua cortina após decorar o ambiente


A escolha da cortina tem muito a ver com o local. Por isso, escolha a peça pensando no ambiente: se é um quarto de adulto, para a sala ou para o quarto de criança. Definido o lugar e o objetivo, você pode pensar no modelo ideal de cortina.


Para finalizar sua decoração, complemente depois com móveis funcionais e acessórios que facilitem o dia a dia em casa. 



Cortina persiana, como fazer em casa?




Na Döhler você encontra tecidos especiais para fazer sua própria cortina personalizada em casa. O arquiteto Maurício Arruda fez uma cortina persiana romana bem fácil. O tutorial você confere logo abaixo, mas também pode acompanhar pelo perfil do Instagram do arquiteto nos destaques - para melhor visualização abra no celular pelo aplicativo.


Materiais


  • Tecido de linho Döhler 1,20 x 1,50 m

  • 3 m de velcro

  • Pinos 1 x 1 cm

  • Barra de madeira 

  • 9 argolas de aço

  • Barbante de algodão

  • Máquina de costura para acabamento

  • Grampeador para madeira


Dica: as medidas vão depender do tamanho da sua janela. A dica importante é que se a janela da sua casa for muito larga, o ideal é que você faça duas folhas de persianas, espelhadas, para melhor controle de luminosidade. Se for estreita, uma folha para a janela toda é suficiente.


Passo a passo


1. Faça o acabamento do tecido em uma máquina de costura. Após, divida o tecido no avesso em quatro partes de 30 a 40cm, deixando entre elas 1cm para as ripas.  

2. Insira as ripas e costure as argolas em cada barra das divisórias e a 5cm da borda.

3. Parafuse na parede a barra de madeira (medida da janela) com o velcro preso com grampos.

4. Ainda no avesso, passe o fio pelas argolas por toda a cortina. Passe o fio nas argolas apenas na lateral esquerda e deixe um lado do mesmo tamanho solto.

5. Anexe o tecido na parede.

6. Faça uma segunda cortina. Pronto!


Gostou das nossas dicas? Acompanhe as novidades no site da Döhler. É possível encontrar os nossos produtos bem pertinho da sua casa pesquisando em Döhler pertinho de mim. Ou compre sem sair de casa pelo site www.casadohler.com.br.




Avaliação: Responda de 1 a 5, o quão este conteúdo foi útil para você?

Encontre os produtos Döhler

Ama nossos produtos para cama, mesa e banho e quer saber onde comprar?
Faça uma busca e descubra no mapa onde encontrá-los nas lojas mais próximas de você.

Também quer que a Döhler faça parte da sua vida?
Temos diversos representantes em todo o Brasil. Entre em contato com um deles e venda os nossos produtos em sua loja também.