?> Döhler - Blog - Dia Mundial da Água: conheça as iniciativas sustentáveis da Döhler

Dia Mundial da Água: conheça as iniciativas sustentáveis da Döhler

A água é o bem mais precioso para a manutenção do planeta Terra e da vida da humanidade. Por isso, devemos cuidar desse patrimônio natural. Para a Döhler, a sustentabilidade sempre refletiu os ideais da empresa em todas as ações e iniciativas.


Acreditamos que nossas ações determinam o futuro. E é por valorizar o ecossistema em que vivemos, que buscamos causar o menor impacto possível no meio ambiente com os nossos processos industriais. 


Além de conhecer as iniciativas sustentáveis da Döhler, deixe sua avaliação ao final do texto. Queremos saber o que você acha dos conteúdos do nosso blog!


Empresa Eco-Friendly


Com o compromisso de sermos uma empresa ecoeficiente, temos aproximadamente 300.000 m² de área arborizada, reutilizamos os bens naturais, aproveitando energia térmica e sempre investindo em tecnologia em prol da sustentabilidade, como a linha de estamparia digital, que praticamente não consome água e não gera efluentes.


Confira o vídeo e conheça nossas ações como Empresa Eco-Friendly: 





  1. Economizar movimenta o futuro



Além das ações de reaproveitamento de energia térmica e cuidado com as florestas, monitoramos o consumo da água da empresa e desenvolvemos programas de conscientização para diminuir o desperdício desse bem natural. Nossos equipamentos de tingimento são modernos e proporcionam um consumo menor de água comparado aos antigos. Nos últimos dez anos, otimizamos nosso trabalho e atualizamos nosso maquinário para consumirmos a água utilizada nos processos industriais de forma adequada.


Também monitoramos os gases gerados pelos equipamentos de processo e geração de energia térmica e realizamos programas de conscientização ambiental interna e externamente. Saiba mais abaixo!


  1. Estações de tratamento



Temos nossa própria Estação de Tratamento de Água (ETA), que é abastecida pelo Rio Cubatão do Norte. Nela, são realizadas as etapas de captação, bombeamento, adução, tratamento, reservatório e, por fim, distribuição. Após passar pelo processo de tratamento, a água chega para o consumo de todos os funcionários totalmente potável e também serve para ser utilizada no processo de produção na fábrica. A iniciativa segue as normas de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade determinadas na Portaria de Consolidação nº 5 de 2017, do Ministério da Saúde. 




Temos também nossa Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Efluente é a água imprópria para consumo e que não pode ser descartada na natureza sem tratamento. Por isso, precisa passar por cuidados em nossa estação e é nela que realizamos o tratamento de todos os efluentes gerados na fábrica, devolvendo ao meio ambiente a água devidamente tratada, sem riscos de poluição. O que sobra, 25% dos efluentes industriais (pós-tratados), utilizamos para limpeza e outros processos na fábrica. Para o descarte, os efluentes precisam passar por sete etapas de tratamento. São elas: gradeamento, equalização, homogeneização, tratamento biológico, decantação, tratamento físico-químico e lançamento no rio.


Captação de água da chuva 




A captação de água da chuva também é uma atitude eco-friendly da empresa. Coletamos, tratamos e armazenamos as águas pluviais para posterior utilização, dessa forma reduzimos o volume captado do rio. É algo que todos podem adotar em casa para economizar água.


  1. Energia elétrica e água


Ao consumirmos menos energia elétrica, também estamos consumindo menos água, porque a energia elétrica é gerada por hidrelétricas, que necessitam do movimento da água para a geração de energia. Pensando nisso, a empresa também tem um programa interno de Eficiência Energética, que busca reduzir o consumo de energia térmica e energia elétrica. Isso acontece através do monitoramento do consumo de energia em cada equipamento e a substituição de peças, caso o consumo esteja acima da média. O resultado disso garante a redução de até 10% no consumo de energia elétrica a médio e a longo prazo.



  1. Processos ecoeficientes


Com a tecnologia de Estamparia Digital, o consumidor recebe produtos com melhor resolução, durabilidade e sustentabilidade. A nova tecnologia passou a ser utilizada em 2020 na Döhler em seus processos industriais. Ela proporciona um processo praticamente sem consumo de água e geração de efluentes. 


Antigamente, no processo convencional com corantes reativos, tínhamos um consumo de cerca de 35 litros/kg de tecido na etapa da estamparia e lavação. Com a estamparia digital tudo mudou. Hoje, a Döhler consome cerca de 0,5 litro/kg no processo industrial. É impressionante! Reduzimos a necessidade total de água no processo de 80 litros/kg para 45,5 litros/kg. 


Água - bem indispensável


Temos consciência que se não cuidarmos dos recursos hídricos que temos, em 2025 quase dois terços da população mundial sofrerão com escassez de água. Ter água potável em casa é um privilégio para poucos. No Brasil, cerca de 35 milhões de cidadãos não têm acesso à água potável, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). E os dados mundiais não são diferentes. Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo são privadas do acesso à água.


Por isso, vamos cuidar desse bem indispensável para a vida. O cuidado com a água é uma de nossas principais prioridades e preocupações. Faça também a sua parte. 


Para encontrar nossos produtos sustentáveis onde você mora pesquise em Döhler pertinho de mim. Se preferir, compre sem sair de casa em www.casadohler.com.br.


Avaliação: Responda de 1 a 5, o quão este conteúdo foi útil para você?

Encontre os produtos Döhler

Ama nossos produtos para cama, mesa e banho e quer saber onde comprar?
Faça uma busca e descubra no mapa onde encontrá-los nas lojas mais próximas de você.

Também quer que a Döhler faça parte da sua vida?
Temos diversos representantes em todo o Brasil. Entre em contato com um deles e venda os nossos produtos em sua loja também.

Deseja revender os nossos produtos?
Clique aqui, preencha o formulário e cadastre-se para se tornar um revendedor Dohler.