?> Döhler - Blog - Metas para 2021: guia completo para alcançar seus objetivos

Metas para 2021: guia completo para alcançar seus objetivos

Começar 2021 de um jeito renovado. A virada do ano é o momento para imaginar nossos sonhos e inspirações para recomeçar. Todas essas coisas boas que estão por vir se forem planejadas podem se tornar realidade ao longo do tempo. Quem não quer começar diferente? 


Conversamos com a consultora e coach de saúde e felicidade Duda Pinto Sarmento Só, que compartilhou conosco dicas de como alcançar seus objetivos em 2021. Vamos traçar nossos planos e mudar?


O ano de 2020 foi de muita luta e coragem para enfrentar a COVID-19. “Com inúmeros desafios, encerrou ciclos, começou outros, trouxe dores e perdas, mas também trouxe muitos aprendizados”, destaca a coach. Neste novo ano, vamos renová-lo com muita felicidade, do jeito que nós sempre sonhamos!


E para fazermos um ano-novo diferente, precisamos de fato aprender com 2020. Segundo Duda, ele nos colocou em contato com a gente mesmo por mais tempo para aprendermos a lidar com as nossas emoções, nos conhecermos melhor e deixar claro o que é importante na nossa vida.


“Precisamos nos conhecer a ponto de silenciarmos os barulhos externos do mundo e ouvirmos nosso coração. Aí sim, depois dessa reflexão podemos pensar em um planejamento concreto”, diz.


Vamos aprender com a Duda?


Abaixo temos algumas perguntas e as soluções que a Duda trouxe para esse novo ano. Confira!


Como planejar este novo ano?




“Olhando para dentro de nós para entendermos o que realmente é importante e o que verdadeiramente queremos, não só para o próximo ano, mas para nossas vidas!” Essa é a primeira dica da Duda, e ela nos dá mais ideias para recomeçar!


Mas como conseguimos isso? Ela nos diz que é nos conhecendo bem, reconhecendo nossos valores e agindo diariamente de acordo com eles.

Muitas vezes estamos apenas no automático. E não paramos para nos perguntar: O que realmente me faz feliz? O que realmente eu quero para minha vida a partir daqui?


“Sinto que essa é a primeira pergunta que precisamos nos fazer para desejar uma mudança de um novo ano. E não apenas querer que seja diferente. Diferente o quê? De que forma? Tudo isso precisa estar claro antes de qualquer planejamento.”


E para fazer pensar sobre a nossa vida, Duda deixa uma pergunta: quanto tempo você dedica da sua semana para ficar consigo mesmo, avaliando sua rotina, seus objetivos e principalmente suas conquistas? Talvez esse seja o começo.  ;)


E as frustrações?



Temos que saber que vamos nos frustrar. É essencial para a caminhada!


“É fundamental que nós entendamos que a nossa vida é feita de altos e baixos. Conquistas e ‘fracassos’. A frustração e as incertezas são inevitáveis (a tristeza também!). Então o fundamental é trazer isso para a consciência, para que quando elas se apresentarem tenhamos força e inteligência emocional para lidar com elas!”


Segundo ela, de maneira prática, uma forma de trabalhar com os momentos que oscilam, altos e baixos, “é entender que nossa vida é cíclica e que muitas vezes uma frustração está trazendo, na verdade, um aprendizado para um novo ciclo, mas precisamos aceitar e enxergar isso. É importante saber que não temos o controle sobre nossos sentimentos, temos controle sobre a forma como vamos nos comportar quando sentimos aquilo”, além de ter “uma rede de apoio para apoiar na dificuldade e celebrar na conquista”. 


Quais atitudes eu preciso ter?


Aquelas atitudes que nos APROXIMAM do que nós QUEREMOS ser!

Precisamos sempre ter em mente a seguinte pergunta: Essa minha atitude me aproxima do lugar aonde quero chegar, ou de quem quero ser? Sim? Siga firme. Não? Escape, é cilada!


Nossa tendência natural é sempre o caminho mais fácil, do menor esforço e do prazer imediato. Dificilmente essas três situações se aproximam de um lugar de crescimento.


Então saiba que, se não estiver atento e com sua meta BEM DEFINIDA, a tendência é sempre voltar para o automático e seguir pelo caminho que já estamos acostumados.


E aí, gostou das dicas? A Duda preparou ainda um passo a passo. Siga abaixo!



Como podemos traçar metas? 




“Antes de traçar metas você precisa se perguntar: O que eu quero? O que me move? Ou ainda, uma pergunta que adoro: Onde eu quero estar daqui a um ano e como?”, questiona Duda. 


Então, primeiramente, pare para pensar se as metas que você está desenhando na sua cabeça são realmente suas. Depois disso, se a resposta for sim, mãos à obra. Você precisa de três ferramentas poderosíssimas: papel, caneta e calendário! Meta só é meta se tem prazo! Caso contrário é apenas uma vontade.


Tenha bem definido QUANDO você quer conquistar essa meta e, claro, seja realista. Caso contrário, a frustração será inevitável. Você precisa ser um sonhador realista. Após escrever sua meta no papel e colocar um prazo, reflita se você não precisa “quebrar” essa meta em minimetas. Avalie a sua rotina e seus hábitos e perceba se o que está escrito ali não precisa ser dividido em processos. 


Não importa quantas metas você tem, você precisa começar apenas com uma. Crie seus prazos, seja realista e entre em ação! Depois repita isso com todas as outras! 

3,2,1… Valendo! 



Passo a passo para estipular metas



Então vamos para um passo a passo prático para você começar assim que terminar de ler a reportagem!


Passo 1 - Tire no mínimo 5 minutos do seu dia para respirar fundo, em silêncio, e analisar por qual área da sua vida você quer começar (saúde, finanças, carreira, família, casa, etc.). Pense em qual delas tem alguma coisa que está incomodando mais. Qual delas é a sua prioridade, afinal, primeiro as primeiras coisas!


Passo 2 - Pegue um papel e uma caneta e escreva: Qual é a situação atual e por que incomoda você? Qual é a realidade que você deseja? Seja detalhista. Ex.: se você escolheu como objetivo sua saúde, ter como meta TER BOA SAÚDE é muito amplo.


Você precisa ser mais específico: Quero acordar cedo sem utilizar o soneca, ter disposição para praticar exercícios físicos e comer frutas e verduras 3x na semana.


Passo 3 - Agora leia a realidade desejada e DEFINA UMA META específica, defina também o PRAZO, para chegar lá. Ex.: Praticar exercício físico segundas, quartas e sextas das 7h às 7h45 a partir de 1º

de janeiro de 2021.


Passo 4 - Releia sua meta, perceba se ela não é exagerada para sua realidade. Ex.: Se hoje você é totalmente sedentário e não consegue acordar cedo, talvez seja melhor ter como meta praticar 2x na semana, ao invés de já começar com 3. Ou então você pode começar no horário mais confortável para depois também se desafiar a acordar cedo.

Lembre-se de que você precisa ser realista.


Passo 5 - Defina uma estratégia de execução. Escreva tudo que você precisa fazer ou ter para iniciar seu caminho, diminuindo assim a possibilidade de imprevistos que poderiam tirar o seu foco.


Passo 6 - Crie um calendário dessas execuções e o deixe VISÍVEL!

Você precisa enxergar tanto o que tem para percorrer quanto o que já percorreu. Você pode utilizar a agenda Google no celular, uma agenda física, um papel em branco com os dias do mês. Não importa a ferramenta, o que importa é ficar SEMPRE VISÍVEL!


Passo 7 - CELEBRE SEUS PEQUENOS passos! Você precisa valorizar suas pequenas conquistas. Enxergue o caminho sendo percorrido, entenda que essa é a graça da nossa vida. A felicidade está no caminho, e não no final, por isso, enxergue suas pequenas metas sendo conquistadas, celebre e só depois disso crie novas!


Passo extra, para praticar sempre (este eu adoro e também utilizo muito nos atendimentos) - Feche os olhos e visualize o seu objetivo se concretizando. Tente visualizar com todos os detalhes possíveis, enxergue você realizando seu objetivo, cumprindo sua meta e perceba como você está. Repita isso o máximo que puder. Essa visualização é poderosa, ela cria um mapa mental no seu cérebro e o seu inconsciente começa a ajudar você a conquistar suas metas!


Agora, o mais importante é pôr em prática tudo que foi dito aqui! As teorias são lindas, mas sem prática são apenas teorias. Então agora que chegamos ao fim, pegue seu papel, sua caneta e vá!



Gostou das dicas da Duda para começar 2021 de um jeito diferente? Quais são suas metas para esse ano? 


Que nós continuemos juntinhos é uma das nossas! Não deixe de conhecer a Döhler e todos os produtos que preparamos para cada um de vocês. 


Para encontrar nossas peças próximo de onde você mora, pesquise em Döhler pertinho de mim. Se preferir, compre sem sair de casa em www.casadohler.com.br.


* Duda Pinto Sarmento Só: “eu sou uma incentivadora de pessoas!

Trabalho como consultora e coach de saúde e felicidade.

Acredito que nasci pra incentivar as pessoas a viverem com mais energia,empatia e felicidade. Faço isso promovendo processos de autoconhecimento, individuais e em grupo. Esses processos têm como pilares centrais a ciência da felicidade e o exercício físico. Nosso corpo precisa estar em movimento para se conectar com a nossa mente.

Com autoconhecimento defendemos o acreditamos e então encontramos a nossa  felicidade.”



Avaliação: Responda de 1 a 5, o quão este conteúdo foi útil para você?

Encontre os produtos Döhler

Ama nossos produtos para cama, mesa e banho e quer saber onde comprar?
Faça uma busca e descubra no mapa onde encontrá-los nas lojas mais próximas de você.

Também quer que a Döhler faça parte da sua vida?
Temos diversos representantes em todo o Brasil. Entre em contato com um deles e venda os nossos produtos em sua loja também.

Deseja revender os nossos produtos?
Clique aqui, preencha o formulário e cadastre-se para se tornar um revendedor Dohler.