Como aplicar um mix de estampas na decoração

Romântico, clássico, eclético ou vanguardista. Não importa o seu estilo! Se você é daquelas pessoas que adora ambientes modernos e descontraídos vem com a gente que esse texto é pra você! Saiba como aplicar um mix de estampas na decoração da sua casa e tenha ambientes personalizados e exclusivos com a sua cara!

 

Estilos

O primeiro passo é definir o estilo que mais combina com você. Conheça os principais e faça sua escolha:


- Romântico: voltado para aqueles que gostam de florais e bordados com pequenos detalhes, esse estilo, que corresponde a 45% da preferência dos consumidores, é inspirado pela natureza e proporciona ambientes serenos e elegantes.

 

As cores utilizadas nesses ambientes são tons neutros e pastéis, podendo ser utilizados com eles alguns tons mais fortes sem perder a característica romântica, como rosa, lilás, vermelho, azul, verde e amarelo.

 

Os adeptos a esse estilo costumam se identificar com estampas florais, listradas, adamascados e xadrez, que podem ser usadas em paredes, almofadas, cortinas, lençóis de cama, papel de parede, dentre outros. Texturas, rendas, laços, tricô e crochê também são bem aceitos por esse público.

- Clássico: este é o estilo que nunca sai de moda. A decoração clássica surgiu na antiguidade, quando a arquitetura era sinônimo de beleza e riqueza de detalhes, valores que continuam acompanhando esse estilo nos dias de hoje. A decoração clássica corresponde a 20% da preferência dos consumidores, e pode ser dividida em clássico moderno e clássico contemporâneo, já que vem acompanhada desses elementos.

Esse estilo geralmente atrai pessoas que gostam do preto e branco. As principais cores utilizadas para esse tipo de decoração são: preto, prata, verde-escuro, azul-marinho, dourado, vinho e rosa claro. Mas tons mais neutros e claros, como branco, bege e creme, assim como o verde claro, também podem ser utilizados, proporcionando um ar de leveza e sofisticação ao ambiente.

 

As estampas mais utilizadas por quem opta pela decoração clássica são listradas, florais e lisas, em tecidos de veludo, seda ou brocado. Papéis de parede luxuosos, obras de artes antigas e tapeçaria são facilmente encontrados nesse tipo de decoração.


- Eclético: é voltado para aqueles que gostam do estilo romântico, mas preferem personalizá-lo. Esse estilo é ousado e não segue nenhum parâmetro específico ou paleta de cores, sendo dessa forma ideal para colecionadores e viajantes, por exemplo.

 

A principal característica da decoração eclética é a liberdade para criar e personalizar o ambiente, tornando-o atemporal, único e pessoal. As pessoas que escolhem esse estilo costumam gostar do vintage, ou seja, dos objetos antigos que inspiram nostalgia e sensibilidade. Ele faz parte de 25% da preferência dos consumidores.


- Vanguardista: Presente no gosto de 10% dos consumidores, esse estilo é voltado para aqueles que gostam do moderno e do tecnológico, pois é inovador e original. Através dele é possível criar identidade e personalidade ao ambiente, sem perder a simplicidade.

 

A decoração vanguardista visa a facilidade de visualização e, para isso, aposta na distribuição espaçosa entre os móveis e na harmonia entre as cores presentes no ambiente.

 

A combinação de cores nesse tipo de decoração é pensada de forma a não sobrecarregar o ambiente. O ideal é que sejam escolhidas no máximo três cores. Algumas das combinações mais comuns utilizadas na decoração vanguardista são: preto e branco; branco e roxo; azul-escuro e cinza; além das combinações de tons neutros, como marrom e cinza; branco e cinza; branco e marrom dentre outras.

 

E aí, com qual dos estilos você se identifica?

 

Mix de estampas

 

Agora que já definiu o estilo que mais combina com sua personalidade, vamos falar um pouco sobre o famoso composé. Também conhecido como mix de estampas, o composé está super em alta e confere uma identidade única ao ambiente. Essa tendência, que está sendo utilizada cada vez mais na decoração de casas e escritórios, mescla cores e estampas tornando o ambiente mais agradável e descontraído, mas sem perder o charme e elegância.

 

E engana-se quem acha que estamos falando apenas de tons vivos e ambientes muito coloridos. É possível fazer um mix de estampas na decoração que agrade todos os gostos, mas para isso devem ser levados em consideração alguns pontos para não transformar o ambiente em um completo carnaval.




Equilíbrio, estampas e ponto neutro

 

O primeiro passo a ser observado é o equilíbrio. Não adianta você pegar várias cores que gosta e tentar combinar tudo. Antes de qualquer coisa, deve ser definida a cor principal e, a partir dessa escolha, deve-se usar uma paleta de cores para a definição dos demais tecidos a serem usados.


O mix de estampas na decoração pode ser feito apenas com cores, mas caso você seja daquelas pessoas mais ousadas, pode apostar nas imagens. Para criar um ambiente alinhado, moderno e sofisticado, a dica é escolher estampas que possuem os tons da paleta de cores que foi determinada a partir da cor principal.

 

Outra dica é escolher até três modelos que combinem com a sua personalidade e intercalar entre os tecidos mais preenchidos e os mais suaves.

 

Independentemente do estilo do mix de estampas, todos os ambientes precisam de um respiro, para que você não o transforme em uma verdadeira poluição visual. Para isso é necessário definir um foco que conterá o estampado, e trabalhar com textura e objetos neutros no resto do ambiente.


A Döhler adora inovar e possui os produtos certos para você decorar todos os tipos de ambientes. Continue acompanhando nosso blog para conhecer nossas dicas de decoração e aprender a combinar nossos produtos da melhor forma possível. No Pinterest da Döhler há algumas sugestões coordenadas da linha Belize e Waterblock, acessa lá e confere!


Avaliação: Responda de 1 a 5, o quão este conteúdo foi útil para você?

Find Döhler’s products

Do you love our products for bed, table and bath and would like to know where to purchase them?
Search and find out on the map where to find them in the shops closest to you.

Would you also like Döhler to be part of your life?
We have several representatives throughout Brazil. Contact one of them and sell our products in your store as well.

Deseja revender os nossos produtos?
Clique aqui, preencha o formulário e cadastre-se para se tornar um revendedor Dohler.