Como ganhar dinheiro com artesanato na Internet

As redes sociais podem ser um excelente negócio para quem quer inovar em vendas online. Por meio delas, você pode vender seus trabalhos artesanais na internet e alavancar no mercado digital, que é uma vitrine de produtos para todos os públicos.


Para dar uma ajudinha em quem quer empreender na internet com seus produtos de artesanatos, separamos algumas dicas de como você pode introduzir a sua arte nessa nova plataforma, o chamado e-commerce.


Por que é bom ter seus produtos nas redes?


  • Economia e lucro

  • Alcance de público

  • Conhecimento dos produtos

  • Boa relação com o cliente

  • Seu cliente não precisa sair de casa para ter acesso aos produtos

  • Cuidado com a saúde em tempos de pandemia

  • Melhorar a renda em tempos difíceis


Dicas para vender na internet


Existem várias formas de vender suas artes na internet: pelas redes sociais facebook e instagram, site personalizado e/ou sites de vendas como Mercado Livre, OLX e, especialmente, o Elo7 seguro e ótimo para vendas de artesanatos. Além disso, você deve estar preparado para administrar suas redes sociais, alimentando-as com conteúdo para chamar a atenção de seus clientes.


Confira abaixo nossas dicas:


1. Formalize seu trabalho





Antes de começar suas vendas, formalize seu trabalho. Faça seu registro como Microempreendedor Individual (MEI). A criação do registro é gratuita e você só vai precisar pagar todo mês o INSS, o que já é um grande benefício para você. A maior vantagem está em abrir um CNPJ e transformar seu trabalho em algo profissional.  


2. Escolha um site confiável e crie sua lojinha virtual


Site


Se preferir monte seu site gratuitamente, existem várias plataformas gratuitas de website. Abuse das fotos e cores e deixe seus clientes com brilho nos olhos. 


É interessante também disponibilizar uma forma de comprar online seus artesanatos. Caso seja possível, compre um domínio de site e monte uma plataforma de vendas. 


Facebook




Mas, existem formas de vender produtos sem precisar pagar por isso. O facebook tem o Market Place, que é uma espécie de shopping virtual. Nele, você pode cadastrar sua lojinha/produtos e vender ali mesmo. Confira o passo a passo para anunciar no Facebook.




Fonte: Gyra+


Outras plataformas também possuem MarketPlace, ou seja, e-commerce, são elas: Mercado Livre, OLX e Bom Negócio, entre outras. Você pode se cadastrar gratuitamente nesses sites e vender seus artesanatos sem sair de casa. Alguns possuem opções para perfil pago, que facilitam o maior alcance ou deixam seu anúncio no topo das vendas. 



3. Aprenda a divulgar seus artesanatos




Com a dificuldade de mostrar seus produtos de forma presencial, você vai precisar pensar em estratégias para chamar a atenção do seu público-alvo. Seja criando uma rotina de divulgação, posts com vídeos, sorteios e especiais com avaliação dos produtos pelos clientes. 


Aproveite também para divulgar seus artesanatos em feiras, quando estiverem liberadas de acordo com as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.  As feiras e eventos são ótimos lugares para alcance de mais clientes e demonstração de produtos.



4. Aposte em edição e ideias criativas




Invista no Instagram com uma boa identidade visual e aposte em fotos bem editadas. Confira alguns aplicativos com opções de edição ainda no modo gratuito: VSCO (Android | iOS), Adobe Lightroom (Android | iOS), inShot (Android | iOS), entre outros). 


Abuse da sua criatividade com montagens e colagens. Você pode usar o site Canva para isso. No Canva você encontra várias ideias e designs incríveis de posts para cada rede social. 



5. Personalize embalagens para envio do produto




Uma forma de mostrar carinho com o cliente é preparando bonitas embalagens para envio dos artesanatos. Ofereça uma embalagem sustentável e personalizada. 



6. Passo a passo para um perfil profissional no Instagram




O Instagram possui uma área business de lojas, compras e anúncios de produtos. Com o recurso compras a conta da sua empresa no Instagram ganha uma vitrine para compras. Você pode personalizar sua lojinha virtual, colocar tags de compras, anúncios com etiquetas de preços, detalhes de produtos, dentre outras informações. 


Para começar você precisa criar uma conta para empresa e o Instagram sugere os seguintes passos: confirmar a qualificação, converter-se em conta comercial, conectar sua Página do Facebook, carregar um catálogo de produtos, concluir análise da conta, ativar o recurso Compras e tornar o conteúdo acionável. Para entender melhor como realizar cada passo confira no guia do Instagram.


Dicas para criar um bom perfil para sua empresa


  1. Um bom perfil profissional no Instagram precisa ser criativo e com uma boa entrega de conteúdo. 

  2. Crie uma rotina de publicações em seu Instagram, para isso é necessário montar um calendário de postagens com temas para cada dia da semana. 

  3. Responda sempre as dúvidas dos clientes e interaja com os seguidores. 

  4. Crie um catálogo virtual com os seus produtos. O seu perfil é a vitrine de venda de seus artesanatos. Isso vale também para o site.

  5. E, para aumentar o alcance das fotos, use hashtags nas suas publicações. Assim fica mais fácil de achar sua lojinha.


Outra dica ótima do Instagram é que, assim como o Facebook, o Instagram também possui uma plataforma de e-commerce, nela é possível colocar os preços dos produtos e direcionar o cliente para o site principal.


Gostou das nossas dicas? Invista em materiais de ótima qualidade para confecção dos seus artesanatos. Confira em nosso site.


Para conhecer outros produtos, pesquise em Döhler pertinho de mim as lojas mais próximas de sua casa. Se preferir, compre online pelo nosso site: www.casadohler.com.br.



Avaliação: Responda de 1 a 5, o quão este conteúdo foi útil para você?

Encuentra los productos Döhler

Te encantan nuestros productos para la cama, mesa y baño, ¿y quieres saber dónde comprar?
Haga una búsqueda y descubra en el mapa dónde encontrarlos en las tiendas más cercanas a usted.

¿También quieres que Döhler sea parte de tu vida?
Tenemos varios representantes en todo Brasil. Póngase en contacto con uno de ellos y venda nuestros productos en su tienda también.

Solicite uma visita de um de nossos representantes
Clique aqui e preencha o formulário para solicitar uma visita de um de nossos representantes.